Nesse artigo, mostraremos as principais características das dietas de maior sucesso dos últimos anos. Confira os resultados, o método e as restrições de cada uma e escolha qual o melhor modelo para você perder barriga:
DIETA DUKAN
Como funciona:
O cardápio da Dieta Dukan é rico em proteínas e pobre em carboidratos. Cada fase é dividida da seguinte maneira:
– 1º fase – Ataque ( 7 dias)
Permite a ingestão de frutos do mar, ovos, carnes e lacticínios isentos de gordura.
– 2º fase – Cruzeiro (deve ser mantida até que a pessoa alcance o resultado desejado)
Adiciona ao cardápio verduras e legumes e duas colheres de sopa, diárias, de aveia.
-3º fase – Consolidação ( 10 dias para cada quilo perdido)
Gorduras e carboidratos podem ser reinseridos no cardápio, mas com controle. É permitido o consumo de duas porções de arroz por semana e duas frutas por dia.
Resultado:Até 5 kg perdidos na primeira semana e 1 kg a cada sete dias nas fases que se seguem.
Como manter o resultado
Para manter os resultados dessa dieta é preciso observar três regras:
1. Consumir três colheres de sopa de aveia todos os dias;
2. Ingerir, uma vez por semana, apenas proteínas magras;
3. Controlar a ingestão de alimentos gordurosos. Não consumir produtos industrializados (congelados).
A próxima dieta para perder barriga que vamos citar tem sido muito comentada nos últimos tempos:
Como funciona:
Nessa dieta, a quantidade de calorias ingeridas tem uma referência em pontos. A relação básica é:
3,6 Kcal = 1 ponto
Mulheres podem consumir em média, cerca de 300 pontos diários para emagrecer. Mas, se você desejar iniciar esta dieta, o ideal é que consulte um especialista, pois a quantidade de pontos diários para emagrecer depende do perfil de cada pessoa ( idade, sexo, nível de atividade física, IMC, etc.).
O cardápio é regulado pelo próprio usuário. É possível incluir uma variabilidade grande de alimentos desde que seja respeitado o limite diário de consumo de pontos. Apesar do cardápio ser flexível, a escolha de alimentos naturais em detrimento de alimentos gordurosos e industrializados acelera a perda da barriga.
Resultado esperado: 1 kg perdido por semana
Como manter o resultado
É preciso verificar, junto a um especialista, a quantidade de pontos que deverá ser mantida para prevenir o efeito sanfona. Além disso, a reeducação alimentar na escolha de alimentos saudáveis é o caminho mais seguro para quem quer manter os resultados obtidos com a dieta.
Confira mais detalhes no artigo: Dieta do Ponto
A dieta mediterrânea teve origem no sul da Europa e norte da África (lugares banhados pelo mar mediterrâneo). Por essa razão, o cardápio recomendado é rico em gorduras do bem, contidas em peixes, grãos, legumes, azeite de oliva, vinho e frutas. A vantagem desta dieta é que, em comparação a outras, ela muito mais nutritiva. A combinação destes alimentos é capaz de fornecer ao corpo muitos nutrientes essenciais.
Resultado: 1,5 kg perdidos por semana
Como manter o resultado:
Como não há limites para ingestão de calorias, é preciso estar atento à quantidade de comida a cada refeição. Mesmo os alimentos saudáveis poder fazer o ponteiro da balança subir se forem consumidos em excesso.
Nessa dieta você terá que substituir alimentos muito calóricos por porções de alimentos ricos em água e fibras (como saladas, legumes e frutas). Ao escolher o cardápio recomendado e realizar as trocas você não irá alterar a quantidade de comida que você come, mas a qualidade.
Resultado: 1,5 kg perdidos por semana
Como manter o resultado:
A dieta volumétrica é basicamente uma reeducação alimentar. Se você conseguir substituir todos os alimentos gordurosos e hipercalóricos que você ingere por porções de saladas, legumes, grãos ou frutas conseguirá perder peso e manter resultados.
Nossa última dica de dieta para diminuir a barriga é a famosa dieta Atkins.
A dieta Atkins inicia com uma restrição radical de carboidratos. É preciso consumir proteínas como ovos, carnes e queijos nas primeiras duas semanas com uma ingestão de 20 gramas de carboidratos, provenientes de saladas.
Nas semanas que irão se seguir essa quantidade aumenta para 45 gramas (por meio de iogurte e oleaginosas).
Depois que você conseguir chegar a 5 quilos do seu peso ideal, poderá adicionar ao cardápio outras frutas e legumes que não ultrapassem o limite de 70 gramas de carboidratos por dia.
A eficiência da dieta está na supressão da liberação de insulina. Essa supressão gera uma mudança no metabolismo e acelera a quebra de gordura.
Resultado: Mais de 2 kg perdidos por semana.
Como manter o resultado:
Para manter o peso é indicado que você se limite a ingerir 75 gramas de carboidrato por dia. E elimine o consumo de pães açúcar e massa. Investindo ao máximo em um cardápio com variabilidade de proteínas, legumes e frutas.
A verdade sobre a perda da barriga – Melhor método
Tenha muito cuidado com essas dietas que mostramos, pois elas têm uma grande chance de produzir o chamado efeito sanfona. Por quê? Quando você submete seu organismo a um regime alimentar muito rígido, isso faz com que ele se defenda da falta de comida, diminuindo o metabolismo e aumentando seu desejo por comida, além de facilitar a retenção e o armazenamento das calorias. Nossa nutricionista explica isso com mais detalhes e mostra uma solução nesse artigo: como perder barriga. Não deixe de conferir!
Confira também:
Obs: O ideal é sempre conciliar uma dieta com exercícios para perder barriga.