Exercícios para perder barriga que funcionam

melhores exercícios para perder barriga

Antes de você conhecer e começar a praticar  os  mais eficientes exercícios para perder barriga, é preciso livrar-se de algumas ideias erradas, muito propagadas pelas pessoas em geral. Essas ideias não tem nenhum embasamento técnico e científico e acabam por atrapalhar  aqueles que estão em uma busca séria por emagrecer. Confira:

 Dizem por ai…

 Se eu fizer abdominais vou perder minha barriga

ERRADO. Abdominais são exercícios que estimulam os 4 músculos do abdômen (reto, oblíquo externo e interno e transverso). Ou seja, quando você faz um abdominal você fortalece seus músculos, mas não queima a camada de gordura, que é o que de fato precisa sair para que você perca a barriga. Isso porque mesmo que você execute, freneticamente, 100 abdominais, o gasto de calorias é pequeno.  Os abdominais são excelentes se você já está em um processo de queima de gordura, pois eles irão lhe deixar definido (a), “durinho” e irão melhorar sua postura. Em outras palavras, darão um belo visual. Próxima mentira:

 – “É possível perder gordura numa parte específica do corpo com exercícios localizados

Alguém que faça um exercício localizado pode ter a ilusão de que está queimando gordura apenas naquela região, mas isso também não é verdade. Por quê? Porque para realizar o exercício, seu corpo utiliza a gordura de sua corrente sanguínea total, não apenas do tecido adiposo do local que você está trabalhando. O que ocorre então é que você pode sim fortalecer uma musculatura específica, mas não pode queimar a gordura de uma região específica.

Com esse fato em mente, vamos lhe ensinar nesse artigo o processo correto para deixar seu corpo como você sempre sonhou: primeiro queime toda a gordura em excesso; depois, invista em exercícios de hipertrofia para as regiões específicas que você quer definir.

Com esses exercícios de hipertrofia, você vai construir massa magra (ou  massa muscular), que é o tipo de massa que faz as pessoas ficarem com um aspecto realmente saudável e bonito. Vamos conferir mais 2 mitos:

 – “A caminhada é melhor que a corrida na queima da barriga

Mito! Caminhar é ótimo e saudável por uma série de motivos, mas quando o assunto é emagrecimento, a corrida é muito mais indicada porque quando você corre há um gasto muito maior de calorias (ou seja, queima de gordura corporal).

 -“Usar cintas compressoras de abdômen ajuda a perder barriga

Essas cintas podem até ajudar no momento em que você precisa colocar aquele vestido para a festa, mas para a ideia de diminuir a barriga ela é péssima. Normalmente, estamos sempre contraindo nosso abdômen (encolhendo a barriga), mas com a cinta você pode acabar se acostumando a ficar com o abdômen relaxado, o que provoca ainda mais flacidez (além de estimular uma má postura).

2. Como saber se um exercício é eficaz para perder barriga?

perder barriga de maneira eficaz

Como você já percebeu, exercícios para perder barriga são aqueles que trabalham na queima da gordura acumulada. Para serem realmente eficientes eles precisam ser:

  • De alto impacto (ou seja, precisam ser intensos, fazer você suar, dar aquela sensação de “acabado”)
  • De longa duração
  • Aeróbicos – Segundo uma famosa pesquisa divulgada na Universidade de Duke, Estados Unidos, quem tem o objetivo de queimar gordura deve se concentrar nos exercícios aeróbicos, que incluem movimentos rápidos e ritmados (como corrida, ciclismo e natação), pois eles são melhores do que os exercícios anaeróbicos (que são aqueles mais lentos, como a musculação). Esse ponto a maioria das pessoas já sabe, mas resolvemos colocar uma referência científica aqui para comprovar.
Modelos de exercícios e rotinas para lhe garantir o corpo ideal

exercicio de natacao

Lembra quando falamos (neste artigo) que para perder a barriga é preciso primeiro queimar toda a gordura em excesso do corpo inteiro? Pois bem, vamos dar algumas sugestões agora para que você atinja esse objetivo sem sofrimento:

Em primeiro lugar, identifique a atividade aeróbica que você mais gosta. Abaixo colocamos o que você precisa saber sobre cada uma delas:

Tipo de Exercício Como funciona Quantidade de calorias gastas por hora
BICICLETA Esse exercício, além de emagrecer, ajuda a tonificar os músculos das pernas e ajuda no desempenho cardiovascular. 400
NATAÇÃO Famosa por ser uma atividade completa, ela mexe com todos os músculos do corpo e melhora a respiração. 500
DANÇA DE SALÃO Além de divertida, a dança de salão deixa você em forma. 600
JUMP Consiste em exercícios repetidos em uma mini cama elástica; o corpo gasta energia ao empurrar a lona elástica 600
PULAR CORDA Pular corda, além de ser divertido, envolve grande gasto de calorias. Mas é preciso tomar cuidado, pois o exercício pode comprometer as articulações, além de não ser indicado para pessoas com hipertensão.  800
SPPINING As aulas são baseadas em um  programa de atividades em bicicletas fixas. Vários percursos são simulados em uma tela e os alunos mudam a posição das bicicletas e a intensidade do pedal. 800
 ZUMBA Nova modalidade de dança latina.  A zumba já está disponível em muitas academias. 900
CORRIDA De todas as atividades aeróbicas, é uma das que mais queima calorias, mas é preciso tomar cuidado para não comprometer as articulações do joelho e do tornozelo. 1000

Após escolher a atividade que mais se encaixa em seu perfil, acompanhe na tabela abaixo as sugestões de como iniciar cada prática:

Exercício Iniciante/intermediário Avançado
BICICLETA 30 min 2-3 vezes por semana. Velocidade baixa e marcha leve. 1 hora, 2-3 vezes por semana. Aumentar a marcha e a velocidade.
NATAÇÃO Nadar em média 500 metros em 1 hora, 2 -3 vezes por semana. Nadar em media 1000-1200 metros em 1 hora, 2-3 vezes por semana.
DANÇA DE SALÃO A critério do instrutor. A critério do instrutor.
JUMP A critério do instrutor. A critério do instrutor.
PULAR CORDA 20 minutos diariamente, começando com uma velocidade baixa. 20 minutos diariamente aumentando a velocidade
SPPINING 2- 3 vezes por semana, marcha leve. Trilhas 1 e 2. 2-3 vezes por semana, marcha pesada. Trilha 3 em diante.
ZUMBA A critério do instrutor. A critério do instrutor.
CORRIDA 3 vezes por semana em dias alternados. 20 – 30 minutos intercalando com caminhadas de 5 minutos. 3-4 vezes por semana. Consultar programa da academia dependendo do objetivo. Existem treinos de resistência   (longo, baixa velocidade) ou força           (curto, alta velocidade).

Se você gostou desse artigo, compartilhe para que mais pessoas possam conhecer o jeito certo de perder a barriga. Em nosso site ensinamos muitos detalhes para você perder peso com saúde.

Conheça também nossa apostila elaborada por uma nutricionista profissional, com o objetivo de justamente orientar você sobre como perder barriga e emagrecer da maneira correta. Você sabe o que é metabolismo? Como isso influencia no emagrecimento? Como ter uma alimentação que acelere seu metabolismo? Tudo isso é explicado em nossa apostila, apenas fatos científicos, sem enrolação, confira clicando na imagem abaixo:

nutricionista para emagrecer

Abaixo seguem algumas referências que utilizamos para elaborar esse texto.

Referências de exercícios para perder barriga

Beto Fernandes, personal trainer; Marcio Mancini, médico do Hospital das Clínicas de SP e presidente do departamento da obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem); Paulo Gentil, presidente do Grupo de Estudos Avançados em Saúde e Exercícios (Gease) e autor do livro “Emagrecimento: quebrando mitos e mudando paradigmas”.

Pesquisa publicada pela Universidade Duke, EUA: Effects of aerobic and/or resistance training on body mass and fat mass in overweight or obese adults.