No curso de cuidadora de idosos você irá aprender as principais técnicas e medidas que devem ser observadas no cuidado de pessoas mais velhas. O curso completo é ministrado por uma enfermeira e especialista em envelhecimento.
A história do Idoso no Brasil
Todos sabemos que a população tem envelhecido como nunca antes na história humana. Diversos fatores, como o avanço da medicina, saneamento básico e tecnologias preventivas são alguns dos responsáveis por essa transformação. Para se ter uma ideia, nos últimos 50 anos as pessoas passaram a viver 25 anos a mais do que seus antepassados. Mas infelizmente viver mais não é viver melhor. No Brasil, enfrentamos a dura realidade de uma população crescente de idosos que luta contra depressão, abandono e péssima qualidade de vida. Muitas famílias não querem arcar com os cuidados que um idoso necessita e acabam por abandoná-lo em casas de repouso ou asilos. Outras desconhecem as doenças e os estados psicológicos a que esses indivíduos estão sujeitos e acabam não lhe oferecendo o tratamento devido.
As exigências e os cuidados que o envelhecimento requer também gera oportunidades, nos últimos anos a demanda pelo serviço de cuidadora vêm crescendo. Este profissional é procurado para auxiliar o idoso em sua rotina. Por isso é de extrema importância que a cuidadora ou cuidador esteja capacitado e entenda os processos e as limitações do processo de envelhecimento e é nesse sentido que o curso é planejado.
Quem é o idoso? Abordagem do curso
O idoso é sobretudo alguém que passa por mudanças e adaptações constantes. Seu corpo já não é mais o mesmo e está muito mais suscetível a doenças e a acidentes. Seu papel social está em transformação (ele passa de trabalhador para aposentado, de marido para viúvo, daquele que cuida para aquele que é cuidado).
As oscilações de humor e a irritação vêm principalmente da resistência a essas mudanças. Mas ao mesmo tempo em que o idoso vive um processo de adaptação ele vive também um processo de regresso. Suas características mais marcantes como indivíduo, na juventude ou na infância, começam a ressurgir. Assim, se ele foi um adolescente “obstinado” “ chato” isso tende a aparecer novamente. E não é raro observar situações em que os idosos começam a “roubar” pequenos objetos como um regresso a sua infância. No curso abordado estão presente vários outros exemplos desse comportamento.
A cuidadora cabe a tarefa de primeiramente compreender as dificuldades e os desafios que o processo de envelhecimento sujeita o indivíduo. Tendo essa compreensão, o cuidador irá “relevar” as brigas e as reclamações desnecessárias e irá estar mais disposto a ouvir e a acolher os sofrimentos dos velhinhos.
Como Cuidar de Idosos
O conteúdo do curso de cuidadora de idosos segue listado abaixo:
- – Como fazer a Higiene
-Como preparar o vestuário
-Orientação para Medicamentos
-Momento de Lazer
– O atendimento psicológico
-O idoso e a família