Nesse artigo preparamos uma delicada seleção dos mais completos abdominais para perder barriga. Porém, antes de você dar uma olhada no treino, precisa ter alguma ideia (bem geral) sobre como funciona o seu músculo do abdômen.
Na verdade, o abdômen tem 4 músculos
Esses quatro músculos que formam o seu abdominal tem muitas outras funções além de lhe dar orgulho (ou vexame) quando você levanta a camisa. Eles ajudam você a respirar e a manter uma postura correta, protegem os seus órgãos internos e evitam que você tenha dor na lombar. Se eles estiverem bem desenvolvidos (malhados) você pode esperar uma melhora em todas essas funções, incluindo (é claro) uma melhora na aparência.
Se o abdômen tem 4 músculos tenho que treiná-los separadamente?
Para essa resposta cabe um enorme NÃO. Ao contrário do que muitas pessoas falam e aconselham nas academias, é impossível que os músculos do abdômen se contraiam isoladamente, eles trabalham em conjunto. Ou seja, você nunca vai conseguir fazer um exercício só para “oblíquo interno”. É claro que existem exercícios que enfatizam mais essa região, mas isso não vai impedir que os outros 3 músculos também trabalhem ajudem na perda de peso.
Modelos de treino
Entendido isso, vamos mostrar aqui os treinos mais eficientes para que você tenha resultados reais e consiga trincar a barriga:
Treino 1: Esse primeiro treino contem exercícios que estão mais livres de causar-lhe lesões.
- Abdominal parcial no chão:
Você flexiona o seu tronco, contraindo o abdômen e direcionando a suas costas em direção as pernas. Não precisa levantar muito, um ângulo de 30º (entre as costas e o chão) já é suficiente para ativar a musculatura. CUIDADO: tenha atenção para não ficar puxando o seu pescoço com força (isso não faz parte do exercício), relaxe e concentre a força na contração do abdômen.
Obs: Esse exercício se chama “parcial” porque você não fará a flexão completa.
COMO FAZER: 3 x de 15 a 20 repetições
- Abdominal oblíquo alternado: Siga as mesmas instruções do abdominal parcial, só que agora faça uma rotação no tronco. Em um movimento simultâneo, flexione e gire seu troco, alternando os lados:
COMO FAZER: 3 x de 15 a 20 repetições
- Ponte de Decúbito Ventral: (com o corpo estendido e deitado com a barriga para baixo, sustente seu corpo apoiando-se nos cotovelos e antebraços, e nas pontas dos pés. Sustente seu corpo totalmente alinhado e paralelo ao solo. Este exercício também trabalha os músculos paravertebrais) 2 a 3 X de 20 a 30 segundos;
http://www.dailymotion.com/video/x16f1vq_plank_lifestyle
Para melhores resultados, leia essa matéria completa sobre perda da barriga:
Conheça também o moderno método para perder barriga em 47 dias (que não apenas orienta os melhores abdominais, mas também ensina os procedimentos essenciais que devem ser seguidos para um resultado rápido na perda da barriga).
Referências de Abdominais para perder barriga
Esse texto utilizou como base os seguintes artigos e publicações:
DANGELO, J.C.; FATTINI, C.A. Anatomia humana sistêmica e segmentar.
W. Katch. Fisiologia do Exercício. Energia, Nutrição e Desempenho Humano. 7ª Edição.
Bases biomecânicas do movimento humano. 2ª edição, São Paulo: Manole, 2008.